A Google tem andado muito ocupada nas últimas semanas com seus serviços para dispositivos móveis. Ela anunciou um recurso para pagamentos via celular, o Goolge Wallet; aprimorou o Google Maps para que possa monitorar os horários do transporte público; e renovou sua suíte de escritório, o Google Docs, para o sistema Android.
Nesta quinta-feira (16/06), mais duas novidades. Desta vez, voltadas às buscas em smarthpones – iniciativa justificável, já que, segundo a própria empresa, as pesquisas em aparelhos do tipo aumentaram cinco vezes desde 2009, ou seja, um índice bem superior ao das buscas feitas em computadores.
- Destaque-se no Google Maps e no Google Earth através de construções 3D do seu imóvel. Crie link diretos para seu site ! Clique aqui e saiba mais.
Buscas locais
Scott Huffman, diretor de engenharia da Google, afirmou que à medida que as pesquisas em dispositivos móveis aumentam, o mesmo acontece com aquelas que buscam lugares próximos ao local onde o usuário se encontra. Para facilitar tal ação, a empresa adicionou alguns atalhos à sua página principal: restaurantes, cafés e bares – além de um ícone de exibe mais opções, como fast food, lojas, caixas eletrônicos, postos de gasolina e atrações.
Se você clicar, por exemplo, em restaurantes, o site reconhecerá sua localização e exibirá uma lista de estabelecimentos próximos, sem que você tenha que digitar alguma coisa na barra principal.
Uma vez carregados os resultados, você verá um ícone azul – indicando sua localização – e muitos ícones vermelhos – mostrando os restaurantes à sua volta. É possível navegar por esses pontos, buscando mais informações e visualizando a opinião de outros usuários a respeito do lugar.
A interface é prática por sempre exibir o mapa em questão. Quando o usuário começar a navegar por outros resultados, estes serão incorporados ao quadro.
Agilidade
Outra melhoria que a Google providenciou visa facilitar a digitação. Agora, quando o usuário começa a escrever, letra por letra, o que procura, o sistema sugere as palavras que ele pode estar buscando, poupando o tempo de digitar todas elas.
Funciona da seguinte maneira: comece a digitar. As recomendações aparecerão automaticamente e, quando uma lhe agradar, aperte o botão “+” que ela seja adicionada. Se a palavra sugerida for exatamente a que procura, selecione-a e você será direcionado à página de resultados.
O recurso já está disponível para o aplicativo Google Search, disponível tanto para o Android quanto para o iOS (iPods, iPhones, iPads).
(Kristin Burnham)
Nenhum comentário:
Postar um comentário