Toda forma de produção de energia, mesmo que limpa, causa um impacto no meio ambiente, nas pessoas que vivem em seu entorno e na economia. Não é porque a geração a partir do sol, vento ou da água não emite gases do efeito estufa que ela está livre de causar efeitos negativos.
Uma nova iniciativa traz mais informações para estimular o debate. O Google Earth e as organizações International Rivers e Friends of the Earth lançaram alguns simuladores para analisar como as barragens hidrelétricas transformam a lógica do clima, os ecossistemas dos rios e interfere na vida das pessoas – principalmente as que dependem diretamente dos rios para a sua sobrevivência. Tudo isso relacionado às previsões de mudanças climáticas.
- Destaque-se no Google Maps e no Google Earth através de construções 3D do seu imóvel. Crie link diretos para seu site ! Clique aqui e saiba mais.
O vídeo mostra como as transformações do clima afetarão os fluxos dos rios da África, da Amazônia e daqueles alimentados pela geleira do Himalaia. O comprometimento da segurança das barragens previstas nesses locais é apenas um dos problemas. Na Amazônia, os reservatórios de água poderiam, até, causar mais poluição: com o alagamento da floresta, a matéria orgânica perdida se decompõe e emite metano, um dos gases do efeito estufa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário