O Google lançou nesta segunda-feira (2) uma plataforma (veja) com ferramentas voltadas para as eleições presidenciais de 2010. Os aplicativos foram criados para que o eleitor consiga encontrar com maior facilidade informações sobre os candidatos e interagir com eles, enviando, por exemplo, perguntas.
A plataforma segue a experiência da eleição norte-americana de 2008, em que Barack Obama foi eleito, e da brasileira no mesmo ano. Em 2010, foi possível a criação de mais serviços após a liberação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do uso da internet pelas campanhas, explica Ivo Correa, diretor de assuntos governamentais e políticas públicas do Google Brasil.
- Esta é a primeira eleição que vamos usar para valer a internet no Brasil. A gente está no comecinho do que é possível fazer na internet em relação às eleições. Acho que os brasileiros vão usar muito a rede.
De acordo com Correa, um dos objetivos da plataforma é organizar as informações relevantes sobre o pleito. O site permite seguir todas as notícias de diversos meios de comunicação sobre um candidato específico, para presidente ou governador, em todos os Estados.
A plataforma oferece ainda um mapa em que estão marcadas as agendas dos três principais candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Em cada item há informações sobre os compromissos dos presidenciáveis e vídeos produzidos em parceria com a TV Bandeirantes. O aplicativo vai funcionar como um arquivo de declarações, promessas e lugares visitados pelas campanhas.
Além disso, um gráfico mostra o volume de buscas no Google pelo nome de cada um dos três principais candidatos ao longo do tempo, para que o eleitor veja a popularidade de cada um deles.
Outro mapa mostra o histórico de votações, indicando quem venceu as últimas disputas para presidente ou governador, desde 1994.
Usando o You Tube, os eleitores poderão fazer perguntas para os presidenciáveis. Nesse site, foi criado um canal para exibição de programas de TV sobre as eleições.
O Google também oferece ferramentas para os candidatos possam interagir com os eleitores. Na semana que vem, a empresa deve reunir políticos para mostrar as possibilidades.
Local de votação
A empresa espera oferecer este ano os endereços de todas as zonas eleitorais no Google Maps. O internauta digitará apenas o número da zona e o mapa indicará o endereço completo. Usando o serviço de traçar trajetórias, o eleitor poderá saber como chegar ao local de votação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário