28 de mar. de 2011

Google Earth ajuda arqueólogo a encontrar fóssil no Brasil

Um pesquisador da Universidade Federal do Piauí descobriu um fóssil de dinossauro que pode ajudar muito nos estudos da evolução dos modos de alimentação. Para isso, ele utilizou as imagens de satélite do Google Earth para observar uma região do Rio Grande do Sul até encontrar o sítio arqueológico.
O trabalho foi apresentado na conceituada revista Science e foi dirigido pelo arqueólogo salvadorenho Juan Carlos Cisneros. A grande descoberta é o fato de que mesmo com dentes de sabre, acredita-se que o dinossauro tenha sido herbívoro.
No início de fevereiro, um arqueólogo australiano apresentou um trabalho em que utilizou o Google Earth para identificar mais de mil túmulos na Arábia Saudita, e ele já indicava que o uso do serviço da Google pode ser muito interessante para estudar locais de difícil acesso, como os desertos do Oriente Médio.
No Brasil, os problemas estão mais ligados às densas vegetações de algumas partes do território nacional, conta o site Live Science. Para identificar o sítio, localizando em São Gabriel, nos Pampas gaúchos, Cisneros analisou as imagens de satélite identificando o nível de erosão das rochas e a quantidade de ossos expostos. Eles analisavam a textura e a cor dos locais e listaram mais de 50 possíveis sítios, levando mais de 2 anos para visitar todos eles. Foram encontrados fósseis em 20% deles.
Seja qual for a finalidade, é interessante saber que técnicas gratuitas e de fácil acesso como o Google Earth podem ser utilizadas para descobertas deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...